O professor André apresentou um projeto sobre conhecer estações de metrô, ao nos aprofundarmos no assunto, percebemos a grande importância social desta ideia. Como sempre esse professor brilhante conseguiu fazer de uma ideia um aprendizado. Segue o projeto e as fotos para apreciação .... Não consegui resumir este projeto, pois tiraria sua essência ... Parabéns Professor André com seus colaboradores que também se empenharam neste projeto Professora Elaine e Professor Rodolfo
Alunos 1ª série A e B
Justificativa
Embora Cotia e São Paulo sejam cidades distintas, uma pergunta norteia a
justificativa desse projeto: O que separa ambas as cidades, alguns quilômetros
ou a falta de conhecimento por parte de nossos alunos???
Este projeto visa
apresentar alguns pontos da cidade de São Paulo destacando características de
diversos gêneros desde o físico ao sócio econômico.
Em relação à disciplina
LEM, o projeto permite que os alunos percebam a influência das diversas línguas
no cotidiano não só paulistano como também global, o processo histórico e
construtivo da cidade, assim como semelhanças e diferenças não só física, mas
também cultural.
Um aspecto importante
desse projeto está voltado à questão cultura/profissão, pois embora menos hoje
em dia o bairro em que a escola está situada por muito tempo era um bairro
dormitório, mas ainda existem muitas pessoas que saem para trabalhar ou estudar
na cidade de São Paulo, apresentar diversas culturas físico-visuais abrindo um universo
de possibilidades para que os alunos não só conheçam, mas também interajam com
as mesmas.
Por fim, com a Copa do mundo
chegando ao Brasil, às diversas mídias irão colocar o país no foco mundial e a
cidade de São Paulo será exposta ao mundo por diversos ângulos. Sendo assim, se
a cidade de São Paulo será exposta aos olhos do mundo, por que não aproximar a
cidade aos nossos alunos???
Metodologia
Etapa
1- Primeiramente promover em sala de aula um confronto de ideias sobre os
conhecimentos que nossos alunos possuem a respeito da cidade de São Paulo, através
do levantamento de tais ideias, relacionar com o cotidiano de nossa cidade para
que nesta etapa os alunos percebam semelhanças ou diferenças no processo
construtivo de ambas as cidades.
Etapa 2- Posteriormente questionar
os alunos sobre as questões culturais de âmbito físico construções, avenidas,
rio, transporte público, etc. Logo em seguida, indagar nossos alunos a respeito
das diversas culturas oriundas da miscigenação entre os povos, ou até mesmo de
questões sociais fazendo uma analise de como tal processo influencia o mundo,
seja através da arte, da moda etc.
Etapa 3- Apresentando a rota através de um
mapa do metrô, destacando a importância que esse meio de transporte tem para a
cidade de São Paulo e debatendo sobre os bairros e seu processo de construção.
Etapa 4- Qual relação LEM tem com
tudo isso? – Observar as diversas informações bilíngues existentes nas estações
do metrô, relacionando a importância que tais informações têm para uma cidade
como São Paulo e fazendo um paralelo como essas informações irão auxiliar em um
evento como a Copa do mundo.
Etapa
5 – Dado o destino (Liberdade/Praça da Sé) realizar a rota desde nossa escola
até o destino estipulado, verificando todas as informações apresentadas e
estudadas, caminhando até a Praça da Sé usando a praça como uma imensa sala de
aula como espaço de conversa a respeito de tudo que vimos.
Por
que Liberdade???
A
ideia partiu justamente para não só visualizar a Língua Inglesa presente nas
estações, mas também observar um “país” dentro da cidade de São Paulo (Japão),
ampliando assim a apresentação das diversas culturas e também devido a
semântica da palavra LIBERDADE, já que se trata de um dia de aprendizagem livre
ou de conhecimento livre.
Etapa
Final – Já na escola, apresentar os registros feitos elaborando um painel de
imagens e informações obtidas neste projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário