PROJETO BULLYING.
JUSTIFICATIVA:
Ao
nos propormos trabalhar a temática bullying, levamos em conta a necessidade e
urgência de contextos de discussão, reflexão e ação em torno do assunto,
enfatizando a paz e o respeito aos direitos do ser humano, valorizando a troca
de experiências como forma de aprendizagem, construindo assim, uma sociedade
com o intuito de estabelecer a igualdade entre todos, sem preconceito e
discriminação.
Por
isso, devemos refletir sobre nosso papel enquanto educadores, nossas práticas,
a relação que estabelecemos com nossos alunos e alunas e o compromisso
que temos com a educação, para que possamos tomar a iniciativa de interferir no
momento adequado e de maneira adequada, facilitando a aprendizagem, num
ambiente onde haja respeito mútuo, solidariedade e cooperação.
Contudo,
o papel da escola não é tão somente o de “ensinar”, mas sim o de criar
situações de aprendizagens que promovam o desenvolvimento individual e coletivo
dos educandos para o exercício da
cidadania plena. Para isso, saber conviver, na escola e fora dela, é fator
fundamental para sermos cidadãos, numa sociedade que se pretende justa e
democrática.
OBJETIVO:
Conscientizar
e divulgar aos alunos o conceito de bullying, minimizando comportamentos
inadequados através da interdisciplinaridade, reflexão e cooperação, onde os
próprios educandos poderão descobrir suas responsabilidades e aprimorarão seu
envolvimento no processo de relacionamentos intra e interpessoal.
DESENVOLVIMENTO:
*
Divulgação do conceito de Bullying aos alunos; leitura, pesquisa, sensibilização
e reflexão mais profunda sobre a temática, incitando-os a promover ações de
combate ao bullying na nossa escola;
* Nomeação de guardiões ou
tutores da escola - professores
responsáveis pela implantação e acompanhamento em cada sala de aula.
* Criação de equipes de alunos
solidários que darão suporte aos professores;
*
Formação de grupos de discussão nas aulas, os quais apresentarão temas
relacionados ao bullying e procurarão sensibilizar os colegas da turma, esse será
um momento para exporem suas ideias, dúvidas, angústias e experiências, sendo
assim poderão debater sobre o assunto, contando ou dando seus depoimentos;
*
Elaboração de trabalhos escritos para possível apresentação em sala; produções
de textos; registros de gráficos para análise e comparação da probabilidade do
aumento dessa prática; produção de anúncios e cartazes para coibir essa ação.
Montagem
de painéis esclarecedores das práticas de bullying, bem como, maneiras de se
evitar ser um agressor ou agredido, esses painéis serão elaborados semanalmente
por turmas diferentes, assim teremos a cada semana um novo olhar sobre o
assunto.
Os professores responsáveis por divulgar e desenvolver este trabalho são: André Luiz e Ricardo.
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