Introdução
O projeto “Copa
do Mundo” na E. E Prof. ª Erotides Ap.
Oliveira da Silva é de grande importância, para os nossos alunos uma vez que a
copa do mundo no Brasil é uma oportunidade não só para a promoção do futebol,
mas também a divulgação da nossa diversidade cultural e musical. Por isso, o
trabalho com o mapa do Brasil, mapa mundi, globo terrestre, o estudo através de
pesquisas e troca de informações entre os alunos será muito importante para o
conhecimento das diferentes culturas existentes nas diversas regiões do Brasil
e do mundo.
Justificativa
A
copa do Mundo é uma grande oportunidade para enriquecer as aulas, tornando-as
mais significativas para os nossos alunos. Eventos como a Copa do Mundo são
excelentes motivadores para se desenvolver e estimular o conhecimento e as
competências curriculares, habilidades e atividades dentro da escola,
privilegiando desta forma, o desenvolvimento de vários conhecimentos através da
realização deste evento em nosso País, pois o futebol faz parte da nossa
cultura, e vale ressaltar que na Copa do Mundo são reunidos vários países sem a
discriminação de raça, religião, classe social, nacionalidade, sexo, etc. Tendo
em vista que o povo brasileiro é apaixonado pelo futebol e como ele exerce
influência sobre crianças e adolescentes, justifica-se o desenvolvimento deste
projeto.
Objetivos Gerais
Conhecer a
história das Copas, conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e
respeitá-las, repudiar a discriminação
baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo,
enfocar a pluralidade cultural, abordar a união dos povos pelo esporte, focando
sempre no tema paz e no fair play, ou seja, o respeito entre os jogadores e com
as regras do jogo, ter espírito esportivo e não “jogar sujo” usando de
violência, procurando jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de
forma proposital, desenvolver o espírito de aceitação de que não se vence
sempre, aceitando a derrota como forma de aprendizagem e aprimoramento das nossas
experiências, reforçar o espírito patriótico.
Objetivos Específicos
Conhecer e
respeitar e valorizar a cultura de cada país envolvido no evento, reconhecer a
importância do história do nosso país em copas do mundo, identificar os países
participantes da copa do mundo 2014, bem como suas características, culturas,
costumes, fatos históricos, localização, idioma entre outros, conhecer as
características econômicas e políticas de cada país participante da copa do
mundo, divulgar, valorizar e conhecer as culturas existentes nas diversas
regiões do Brasil, identificar por meio de pesquisa as danças, músicas,
comidas, roupas e pontos turísticos de cada país, identificar os países através
das bandeiras e cores, identificar as contribuições que os países participantes
da copa do mundo 2014 trarão ao Brasil e para as capitais brasileiras que serão
sedes na copa, valorizar o respeito a diversidade cultural e social,
desenvolver valores que são importantes dentro e fora do campo como ética,
respeito, espírito de equipe, companheirismo, dedicação, trabalho em grupo,
respeito às regras, boa conduta, respeito ao próximo, repúdio ao preconceito
racial e social, identificar e localizar no mapa cada país e onde jogarão nos
Estados Brasileiros, evidenciar que todos os países têm hino nacional,
trabalhar com o hino nacional brasileiro de forma que todos os alunos conheçam,
aprofundem os estudos sobre as palavras desconhecidas, e entoem o hino
nacional.
Estratégia:
Dividimos as 32
seleções participantes da Copa do Mundo entre as nossas turmas, ficando o
período da manhã e tarde com 1 seleção cada turma e o período da noite com 2
seleções.
Assim, fizemos um sorteio
na sala de aula para saber com qual seleção a turma irá trabalhar conforme
roteiro abaixo.
Língua
Portuguesa – Trabalhar com o hino nacional brasileiro, utilizar o dicionário
para procurar o significado de palavras desconhecidas. Estimular os alunos a
conhecerem e cantarem o hino nacional brasileiro. Trabalhar com produção
textual envolvendo temas polêmicos em torno da Copa do mundo sediada no Brasil.
Arte
– Trabalhar com as bandeiras e símbolos da Copa do mundo.
História
– Trabalhar com fatos históricos mais importantes dos países e com
curiosidades.
Geografia
– Trabalhar com a localização dos países no mapa mundi associando ao mapa do
Brasil nos Estados Sede onde os mesmos irão jogar.
Ciências/Física/Química/Biologia
– Trabalhar o estudo do anti-dopping, uso de anabolizantes, dieta dos atletas, efeitos
do álcool e tabaco, benefícios da prática de esporte na nossa vida .
Educação
Física – Trabalhar com a prática do esporte “Futebol”, confeccionar as tabelas
para acompanhamento dos jogos, fazer uma esquema tático explicando as posições
dos jogadores, bem como a finalidade de cada um.
Filosofia
e Sociologia – Trabalhar com a cultura de cada país, seus hábitos, alimentação
e costumes.
Inglês
– Trabalhar com a influência da Língua Inglesa em todos os países, identificar
o inglês como idioma universal, não só por parte dos países, mas também por parte
da instituição FIFA, responsável por gerenciar o futebol no mundo.
Matemática
– Trabalhar com situações problema envolvendo pontuação de jogos, tabelas,
explicação sobre Tetra, Penta, Hexa..., Oitavas de Final, Quartas de Final,
Semi Finais...entre outros. Trabalhar a construção de uma bola com formas
geométricas. Trabalhar com curiosidades numéricas sobre as Copas do Mundo, bem
como estudos comparativos dos dados dos países pesquisados.
Recursos Utilizado:
Papeis (sulfite, cartolina, color set, jornal,
crepom, laminado, pardo, EVA)
Tesouras, cola, lápis de cor, giz de cera,
barbante, tinta guache, régua, gliter, mapas, globo terrestre, aparelho de TV e
DVD, lápis, caderno de desenho, entre outros.
Grupo de trabalho:
Alunos
do ensino fundamental e médio, professores, alunos, equipe gestora
Duração: três meses
Período: Abril a
Junho de 2014
Finalização/Avaliação
Fizemos um portfólio contendo os trabalhos dos alunos referentes a cada seleção da Copa
do Mundo, assim tivemos uma exposição das bandeiras de cada país,
confeccionada nas aulas de Arte, tivemos um painel com uma ampliação do
trabalho desenvolvido nas aulas de Geografia (localização dos países dentro dos
estados brasileiros – onde jogarão), tivemos um trabalho por turma, referente à
pesquisa feita de cada país, nas aulas de História, Filosofia, Sociologia,
tivemos um trabalho de pesquisa nas disciplinas de Ciências, Física, Química,
Biologia bem como Sociologia e Filosofia. Em Educação Física tivemos a
exposição da tabela para marcação dos resultados, bem como um esquema tático
mostrando as posições e funções dos jogadores, em Inglês tivemos um trabalho
sobre o estudo desse idioma universal, em Matemática tivemos uma coletânea de
problemas e a exposição das bolas confeccionadas pelos alunos, em Língua
Portuguesa tivemos a exposição das produções textuais e o trabalho com o Hino
Nacional Brasileiro.
Tivemos uma apresentação desses trabalhos no dia da reunião de pais, para que os
responsáveis apreciassem as atividades de seus filhos e também participar
desse projeto.
Professores Responsáveis:
Corpo
docente e equipe gestora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário