terça-feira, 14 de abril de 2009

Análise do Planejamento Escolar 2009

Apesar da demora em publicar uma análise do nosso planejamento, esperamos que, de alguma forma, esta possa acrescentar em algo a prática pedagógica dos docentes em geral...

Análise do Planejamento Escolar 2009
A escola é uma construção social, fortemente condicionada pelos diferentes momentos históricos, sociais e culturais. No contexto social brasileiro de hoje, constatamos uma forte valorização da escolarização, o qual atribui à escola um papel “redentor” onde os conflitos entre a escola e a sociedade surge como desejo, projeto e caminho a ser construído, privilegiando-se;
As relações entre escola e cultura, a sua identidade, a formação e socialização dos profissionais, bem como a construção do saber discente e o relacionamento com outros saberes socialmente produzidos.
Nesse contexto de organização nosso planejamento se deu de forma participativa visto que, dentre outras razões também foi entendida como um momento importante de pratica docente, logo, ensinar exige apreensão da realidade.
Assim, realizamos um panorama dos rendimentos do ano anterior, com apresentação de gráficos dos rendimentos satisfatórios e insatisfatórios, versando as praticas positivas e negativas, relembrando metas estabelecidas para atingir os alunos em suas diferentes etapas de desenvolvimento cognitivo, não esquecendo que entre a clientela há diferentes características de inteligência e por isso deve existir diferenças estilos de aprendizagem.
Na explicitação de praticas positivas nos deparamos com a importância da atividade de pesquisa para o professor, em qualquer área do currículo, visto que conhecer é compreender todas as dimensões da realidade, captar e expressar essa totalidade de forma mais ampla e integral e não fragmentada.
Para tal, faz-se necessário variar a forma de dar aula, as técnicas usadas em sala de aula e fora dela.Logo, as mudanças na escola e na educação vão provocar a necessidade de aprendizagem constante por parte da comunidade a qual está inserida, de forma integrada elaboramos nosso regimento escolar interno em consonância com nossa realidade. Para isto convidamos a comunidade a participar enfocando a necessidade da participação dos pais (responsáveis) para o sucesso de nossos alunos. Assim os mesmos compareceram foram orientados pela equipe gestora sobre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo, a entrega do material, dos cadernos por componente foram notificados das normas curriculares para garantir o bom funcionamento da instituição escolar. Encerramos nossos três dias de planejamento certos de que transformar as interações entre alunos em oportunidades de aprendizado nem sempre é fácil, porém a educação segue a tendência de trazer para a prática os resultados encontrados em pesquisa.
A participação dos docentes em trocar experiências foi gratificante, já que o trabalho coletivo se dá com o empenho de todos. Podemos assegurar que nosso planejamento enquanto Unidade Escolar foi muito produtivo e esperamos que no decorrer no ano letivo essas reflexões sejam uma constante em nosso trabalho.

Equipe Erotides
PS. Infelizmente não tiramos nenhuma foto do nosso planejamento.

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