quinta-feira, 24 de novembro de 2011

CULTURA É CURRÍCULO

Nós da Escola Erotides estamos participando do projeto Cultura é Currículo, desde o início do ano letivo estamos tendo a oportunidade de levar os nossos alunos a instituições culturais e fazer um trabalho diferenciado com os docentes e alunos. (Tirar o paradigma de que levar alunos a algum passeio não acrescenta em nada). Seguem os resumos das nossas visitas desde Maio até Outubro.


Em 27/05 a 7ª série D teve a oportunidade de conhecer o Museu do Futebol. Segue o relato dos professores e alunos que acompanharam a visita:
A ida ao Museu do Futebol foi muito gratificante, pois tivemos a oportunidade de conhecer a história do futebol e da tão aclamada Copa do Mundo. A cada galeria que entravamos vivíamos um pouco daquela momento da história. Era como se fossemos transportados para aquele lugar e estivéssemos vibrando junto com os nossos antepassados a cada gol, a cada vitória. Conhecemos a história das personalidades do futebol, Rivelino, Garrincha, Pelé, Zico, Dunga, Ronaldo, Ronaldo Gaúcho, Roberto Carlos, Kaká. Descobrimos que as pessoas (pobres) que assistiam aos jogos dos barrancos foram a inspiração para a criação das arquibancadas. Soubemos também a história da bola de futebol desde a primeira até as que são usadas nos jogos nos dias de hoje. Enfim, poder reviver desde o silêncio do Maracanã em 1950 até cada uma das taças levantadas totalizando o "penta" nos fez desejar que 2014 chegue logo para torcermos e vibrarmos pelo nosso Brasil e levantarmos a taça do HEXA junto na próxima copa.









Em 28/06 A 6ª série A visitou o Espaço Catavento, foi gratificante uma vez que foi despertado nos alunos a curiosidade e o interesse pela ciência, uma vez que eles puderam interagir num espaço lúdico, social e cultural rico em ambientes de aprendizagem interativa.
Relato de um aluno da 6ª série A: "... Eu me senti realmente no espaço durante a visita. Lá nós aprendemos ciência brincando e esse passeio ficará para sempre em minha memória...." Otávio.




Em 25/08 a 5ª série A visitou o Itaú Cultural, a professora acredita que ter contato, apreciar e interagir com as obras foram experiências riquissímas que com certeza ampliaram o vocabulário cultural dos alunos numa experiência fascinante que reuniu arte e tecnologia.
Relato de um aluno da 5ª série A " ... Achei muito interessante a criatividade dos artistas, principalmente com o AMIGOIDE, um robô que fica o tempo todo procurando pelo Fábio. As obras interativas me surpreenderam..." Raul



Em 23/09 os alunos da 5ª série B visitaram o Museu da Arte Sacra. A professora acredita que foi muito gratificante proporcionar aos alunos a oportunidade de aprecirem o acervo riquissímo que retrara a temática religiosa que o museu possui. Contemplar peças de artistas reconhecidos, escultores, inclusive as de Antonio Francisco de Lisboa - O Aleijadinho - contribuiu muito para a formação cultural dos alunos.
Relato de um aluno da 5ª série B "...Achei interessante as formas de representação da vida de Jesus e gostei de apreciar as esculturas, as peças religiosas e o prédio..." Gabriel













Em 23/09 os alunos da 8ª série C tiveram a oportunidade de conhecer uma exposição no Sesc Vila Mariana. Segue o relato dos professores e alunos que acompanharam a visita: A exposição demonstrava os inúmeros minérios que são extraídos da nossa Terra, inclusive a utilidade de cada minério no qual são encontrados em muitos objetos, aparelhos eletroeletrônicos, sua vida útil etc. Mostrou também vídeos sobre a difícil realidade das pessoas que trabalham em extrair minérios, além de ser um trabalho muito desgastante, acabam adquirindo doenças, por ingerir automaticamente resíduos dos minérios. Apesar de toda essa informação maravilhosa nem todos os alunos tinham interesse em adquirir esse conhecimento, pois não demonstraram consciência da importância da sustentabilidade ambiental. Porém foi muito válido, pois acreditamos que independentemente do interesse precisamos transmitir o conhecimento a todos.







Em 18/10 os alunos da 8ª série B visitaram a exposição dos artistas na Bienal e foi muito gratificante, pois os alunos demonstraram muito interesse pelas obras que estavam expostas, faziam comentários e a curiosidade aumentava a cada explicação dos monitores.






Nenhum comentário: