segunda-feira, 28 de abril de 2014

Projeto: DESBRAVANDO SÃO PAULO, UMA CIDADE DE VÁRIAS LÍNGUAS

O professor André apresentou um projeto sobre conhecer estações de metrô, ao nos aprofundarmos no assunto, percebemos a grande importância social desta ideia. Como sempre esse professor brilhante conseguiu fazer de uma ideia um aprendizado. Segue o projeto e as fotos para apreciação .... Não consegui resumir este projeto, pois tiraria sua essência ... Parabéns Professor André com seus colaboradores que também se empenharam neste projeto Professora Elaine e Professor Rodolfo
Alunos 1ª série A e B
Justificativa
            Embora Cotia e São Paulo sejam cidades distintas, uma pergunta norteia a justificativa desse projeto: O que separa ambas as cidades, alguns quilômetros ou a falta de conhecimento por parte de nossos alunos???
                 Este projeto visa apresentar alguns pontos da cidade de São Paulo destacando características de diversos gêneros desde o físico ao sócio econômico.
               Em relação à disciplina LEM, o projeto permite que os alunos percebam a influência das diversas línguas no cotidiano não só paulistano como também global, o processo histórico e construtivo da cidade, assim como semelhanças e diferenças não só física, mas também cultural.
              Um aspecto importante desse projeto está voltado à questão cultura/profissão, pois embora menos hoje em dia o bairro em que a escola está situada por muito tempo era um bairro dormitório, mas ainda existem muitas pessoas que saem para trabalhar ou estudar na cidade de São Paulo, apresentar diversas culturas físico-visuais abrindo um universo de possibilidades para que os alunos não só conheçam, mas também interajam com as mesmas.

Por fim, com a Copa do mundo chegando ao Brasil, às diversas mídias irão colocar o país no foco mundial e a cidade de São Paulo será exposta ao mundo por diversos ângulos. Sendo assim, se a cidade de São Paulo será exposta aos olhos do mundo, por que não aproximar a cidade aos nossos alunos??? 
Metodologia
Etapa 1- Primeiramente promover em sala de aula um confronto de ideias sobre os conhecimentos que nossos alunos possuem a respeito da cidade de São Paulo, através do levantamento de tais ideias, relacionar com o cotidiano de nossa cidade para que nesta etapa os alunos percebam semelhanças ou diferenças no processo construtivo de ambas as cidades.
            Etapa 2- Posteriormente questionar os alunos sobre as questões culturais de âmbito físico construções, avenidas, rio, transporte público, etc. Logo em seguida, indagar nossos alunos a respeito das diversas culturas oriundas da miscigenação entre os povos, ou até mesmo de questões sociais fazendo uma analise de como tal processo influencia o mundo, seja através da arte, da moda etc.
             Etapa 3- Apresentando a rota através de um mapa do metrô, destacando a importância que esse meio de transporte tem para a cidade de São Paulo e debatendo sobre os bairros e seu processo de construção.
            Etapa 4- Qual relação LEM tem com tudo isso? – Observar as diversas informações bilíngues existentes nas estações do metrô, relacionando a importância que tais informações têm para uma cidade como São Paulo e fazendo um paralelo como essas informações irão auxiliar em um evento como a Copa do mundo.
Etapa 5 – Dado o destino (Liberdade/Praça da Sé) realizar a rota desde nossa escola até o destino estipulado, verificando todas as informações apresentadas e estudadas, caminhando até a Praça da Sé usando a praça como uma imensa sala de aula como espaço de conversa a respeito de tudo que vimos.

Por que Liberdade???

A ideia partiu justamente para não só visualizar a Língua Inglesa presente nas estações, mas também observar um “país” dentro da cidade de São Paulo (Japão), ampliando assim a apresentação das diversas culturas e também devido a semântica da palavra LIBERDADE, já que se trata de um dia de aprendizagem livre ou de conhecimento livre.
Etapa Final – Já na escola, apresentar os registros feitos elaborando um painel de imagens e informações obtidas neste projeto. 






































Nenhum comentário: