sexta-feira, 13 de março de 2015

Consciência Negra

Os professores Ivan, Roseneide, Elisangela, Suzana,  realizaram um evento sobre a Consciência Negra na escola, os alunos fizeram produções incríveis, participaram de forma extraordinária, todos que acompanharam o evento se surpreenderam. Durante o evento a professora Elisangela realizou uma aula monitorada com cada turma para explicar as estações que compunham a mostra.
Segue o projeto dos professores:
“A luta por um Brasil sem preconceitos”
“Cada povo tem uma cultura própria. Cada sociedade elabora sua própria cultura e recebe a influência de outras culturas. Todas as sociedades, das mais simples às mais complexas, possuem cultura. Não há sociedade sem cultura, do mesmo modo que não existe ser humano destituído de cultura. A cultura é um estilo de vida próprio, um modo de vida particular, que todas as sociedades possuem e que caracteriza cada uma delas. Assim, os indivíduos que compartilham a mesma cultura apresentam o que se chama de identidade cultural.” (Introdução a Sociologia, Pérsio Santos de Oliveira).
Este projeto será desenvolvido e destinado à reflexão sobre presença do negro e a influencia do mesmo na cultura brasileira. Em comemoração ao dia 20 de novembro, “O Dia da Consciência Negra sinaliza a ideia do marco, marca o valor da conquista da liberdade deste grupo", explica Roseli Fischmann, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) 
A sociedade no geral vê a cultura negra apenas como algo isolado pertencente somente aos africanos, subestimando a potencialidade e a importância desta para a formação da “Cultura brasileira” e marginalizando o produto de nossa cultura.
Ainda é muito comum comentários do tipo “tinha que ser negro, a ovelha negra da família” dessa forma, nossos jovens acabam muitas vezes por incorporar e repassar essas definições que lhes é transmitida e se esquecem de por em prática suas principais habilidades “refletir, questionar, despertar consciência critica...”, com o nosso projeto queremos recuperar essas habilidades dos jovens através de musicas, imagens, personagens que marcaram a história em busca de um mundo mais justo e livre de preconceitos.
JUSTIFICATIVA
O tema do projeto proporcionará aos alunos a discussão sobre os fatores que se apresentam como barreira para a abordagem do preconceito de etnia, visto que a discussão acerca do tema visa à formação de alunos conscientes da percepção de que diferenças existem e que se apresentam em nossa sociedade, não devendo ser ignoradas, pois cada indivíduo é um ser único e tem características próprias.
Nesse contexto, o desenvolvimento desse projeto oportuniza aos alunos o contato e a discussão mais profunda sobre a diversidade de etnia no Brasil, problematizando-a desde as lutas e resistência à escravidão até a posição que o negro ocupa no momento histórico atual, refletindo e comparando essa trajetória.
Nessa perspectiva, o ambiente educativo apresenta grande influência intelectual e cidadã para o educando, provocando mudanças na sua identidade social. Assim, escola e professores podem contribuir por meio de projetos que abordem essa temática, ajudando na eliminação de preconceitos existentes em nossa sociedade, dando aos alunos uma visão mais clara da importância das etnias na nossa história.
Em linhas gerais, o projeto transita pelas diferentes disciplinas, provocando novas atitudes e despertando valores humanos de igualdade e respeito mútuo, necessários ao combate à discriminação, bem como o comprometimento do educando na transformação de concepções pré-estabelecidas sobre o racismo ao longo da história.
OBJETIVOS GERAIS
Nosso objetivo com o projeto é fazer com que os alunos sintam-se sujeitos da história e através de sua própria cultura possa respeitar as diferenças e se posicionar se maneira critica contra o preconceito étnico, que ao longo dos anos vem sendo discutido e protestado no Brasil e no mundo.
- Identificar formas de resistência à escravidão e discriminação do negro;
- Analisar as causas do racismo no Brasil;
- Discutir e comparar o que é ser afro descendente no Brasil;
- Resgatar concepções sobre a diversidade étnica em textos e músicas;
Propor aos alunos que organize suas próprias soluções e estratégias de intervenção na realidade (organização de regras de convívio, atitudes e comportamentos diante de questões sociais, atitudes políticas individuais e coletivas, etc.) a referente ao preconceito.
Respeitar e compreender a importância da cultura negra como uma das principais “matrizes” que “compôs e forma a cultura e tradições do povo brasileiro.
HABILIDADES A DESENVOLVER:
Apropriar-se de diferentes linguagens e instrumentais de analise e ação para aplicar na vida social os conhecimentos que construiu de forma autônoma e cooperativa.
Capacidade de refletir e indagar, interpretar, e utilizar da arte, estimulando assim a consciência crítica, para que possa compreender que as sociedades são produtos das ações de diferentes sujeitos sociais, sendo construída e transformada em razão da intervenção de diferentes fatores.
LINGUAGEM PRIVILEGIADA:
O projeto será realizado de forma plural, tratando assim de modo abrangente  as diversas linguagens como o vídeos,  a literatura, as ilustrações, o teatro, etc.
A ABORDAGEM PRETENDIDA DO CONTÉUDO (QUAIS OS CONHECIMENTOS A SEREM CONTRUÍDOS):
Partindo da cultura negra, e empregando as diferentes linguagens, espera despertar nos estudantes o interesse e a capacidade de analise da própria cultura relacionando – a com os contextos históricos;
Que o aluno a partir do estudado e do que já conhecia construa uma visão critica, compreendendo como o preconceito tornou-se o reflexo de uma sociedade firmada no convencionalismo e desigualdades.
E que através dos seus conhecimentos seja capaz de propor soluções e estratégias de intervenção da realidade vivida de diferentes modos, no decorrer da construção do pensamento critico;
METODOLOGIA:
Pesquisa de personalidades negras que representaram ou representam resistência e lideranças ao combate do preconceito ao longo dos anos no Brasil e no mundo. 
Formação e desenvolvimento de trabalhos (escritos, orais, teatrais, etc.) em grupo com diversificas fontes, onde o professor desempenhara o papel de mediador na construção de um pensamento consciente e crítico na luta contra o preconceito étnico.
 MATERIAS UTILIZADOS:
Música e trechos de música;Giz e lousa;Rádio;CD; Curtas metragens;Pequenos vídeos da internet;Artigos de jornais, revistas e livros;Imagens;Dinâmicas;
OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO:
Espera-se que o aluno ao final do processo de aprendizagem, com o auxilio dos temas abordados e discussões, deverá expressar uma analise por meio de alguma linguagem artística de sua preferência (poesia, música, teatro, produção de cartazes, etc.) a importância e o papel do negro e sua cultura na sociedade.
Seguem as fotos:


























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