20
DE NOVEMBRO “DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA”
JUSTIFICATIVA
Atendendo ao
disposto nas leis 10639/03 e 11645/08, que tratam da obrigatoriedade do ensino
de História da África e cultura afro brasileira, este projeto tem por objetivo
levar ao educando uma reflexão e, assim promover um resgate da memória e da
cultura do povo africano e sua contribuição para a construção da sociedade
brasileira.
OBJETIVO
Refletir sobre a importância da contribuição do povo
africano e de afro descendentes para a construção da identidade e da cultura
brasileira e discutir os conceitos de etnocentrismo, mercantilismo, capitalismo
e racismo que culminaram com mais de 300 anos de escravidão negra no Brasil.
PÚBLICO
ALVO
Alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e
1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.
METODOLOGIA
-
Pesquisa na internet (extraclasse)
A origem do homem na África, diversidade cultural no
continente africano, sequestro e escravidão negra na América, resistência
negra, fuga para os quilombos, movimento abolicionista, biografias de grandes
líderes africanos e afro brasileiros, movimento negro no século XX e XXI, a
cultura africana e sua influência na construção da identidade cultural
brasileira, religiosidade africana e sincretismo religioso, democracia racial e
teorias de raça no século XIX, racismo e o reconhecimento e a valorização da
identidade afrodescendente.
-
Apresentação de filme temático (durante a aula)
Vista a minha
pele, Amistad, Mississipi em chamas, 100 anos de escravidão, etc.
-
Mostra Cultural (salas temáticas)
·
Mama África (a
origem do homem): produção de vestígios arqueológicos em
argila (pegada, pinturas rupestres, cerâmicas, etc).
·
ÁFRICA OU ÁFRICAS? (Diversidade cultural no
continente africano): produção de máscaras, adornos, totens, etc. Discussão
sobre neocolonialismo e a partilha da África no século XIX e produção de
painéis sobre a organização política e social dos principais países do
continente africano.
·
ESCRAVIDÃO E EXILIO: Maquetes de navio
negreiro, quilombo, engenhos de cana de açúcar, fazendas de café e objetos de
tortura.
·
RESISTÊNCIA NEGRA: Painéis sobre o movimento
abolicionista e a resistência à escravidão.
·
A LUTA CONTINUA: Painéis sobre o movimento
negro no Brasil.
·
RELIGIOSIDADE AFRICANA E SINCRETISMO
RELIGIOSO: Painéis sobre o tema.
·
CALDO CULTURAL: Apresentação de pratos da
culinária afro brasileira e produção de painéis sobre o tema
·
ONDE VOCÊ ESCONDE SEU RACISMO: Debate e
produção de painéis sobre o tema.
·
SOU NEGRO E SOU LINDO: Debate sobre a
construção do conceito de africanidade (reconhecimento e valorização da
identidade afro descendente), politica de cotas nas universidades e produção de
painéis sobre o tema.
-
Apresentações
Danças típicas, teatro, ginga de capoeira, paródias,
números musicais, desfile beleza negra, etc.
- Intervalo
Cultural
Servir feijoada
como merenda no dia da apresentação da mostra cultural.
- Aula
em campo
Visita monitorada ao museu Afro Brasil
AVALIAÇÃO
- Observação e
registro do desenvolvimento das atividades.
- Questionamentos orais.
- Observação
das ações
e atitudes de cada um frente às
diversidades.
REFERÊNCIAS
Museu
Afro Brasil
Fone:
(11) 3320-8900
Avenida
Pedro Álvares Cabral, portão 10 – Pq. do Ibirapuera – São Paulo/SP
www.museuafrobrasil.org.br
“...não sou descendente de
escravos, sou descendente de um povo que foi escravizado...” (anônimo)
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